Pular para o conteúdo principal

Sistema Digestório

Olá pessoal do Blogger, vou começar primeiro falando dos Sistemas do Corpo Humano.

                                        Sistema Digestório

  Os alimentos são essenciais ao bom funcionamento do organismo e à manutenção da vida.
  Para que as substâncias existentes nos alimentos possam ser aproveitadas pelo organismo, elas passam pelo processo de digestão.
  A digestão é realizada pelo Sistema Digestório

                               
 Olhe o esquema que mostra, de forma simplificada, alguns órgãos e estruturas que fazem parte do Sistema Digestório.

                                        O Caminho dos Alimentos no Sistema Digestório
  Durante a digestão ocorre a transformação dos alimentosem substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e liberam energia para o corpo.
  Na boca inicia-se a digestão. Os dentes trituram o alimento que, misturado à saliva, transforma-se em uma massa mole chamada Bolo Alimentar.
  A língua move esse bolo alimentar dentro da boca e envia-o à faringe. Em seguida, o bolo alimentar vai para o esôfago e chega ao estômago.
  Curiosidade: O estômago produz um líquido chamado suco gástrico. Ele contém substâncias importantes que ajudam no processo da digestão.
  O Bolo Alimentar misturado ao suco gástricono estômago forma uma pasta chamada Quimo.
  Depois do estômago, o Quimo vai para o Intestino Delgado e é misturado a outras Substâncias Digestivas.
  As paredes do Intestino Delgado absorvem as Substâncias Nutritivas que serão levadas pelo sangue às células do corpo.
  Em seguida, o que restou do Alimento vai para o Intestino Grosso, onde ocorre novamente a absorção de substâncias nutritivas. É no Intestino Grosso que se formam as fezes, que serão eliminadas do organismo por meio do Ânus, pessando pelo Reto.
  Curiosidade: No Sistema Digestório há algumas estruturas como a língua, os dentes e as Glândulas Salivares, que ajudam na formação do Bolo Alimentar.
  A língua movimento o alimento para mastigação e para a Deglutição.
  Os dentes rasgam, esmagam e trituram os alimentos.
  As Glândulas Salivares produzem a saliva, que se mistura ao alimento e forma o Bolo Alimentar.

                                         Doenças que atacam o Sistema Digestório
  Existem algumas doenças que atacam o Sistema Digestório. A Cárie é uma delas.
  A Cárie é uma doença que ataca os dentes, destruindo algumas de suas estruturas.
  Algumas bactérias agem sobre os açúcares, produzindo Ácidos que danificam o Esmalte dos Dentes.
  Depois de o Esmalte ser danificado, o dente pode ser "invadido" por outros seres vivos microscópicos que causam inflamação e dor.
  Para evitar a Cárie, devemos ter alguns cuidados com nossos dentes, como escová-los ao acordar, após as refeições e antes de dormir, usar o fio dental e evitar excesso de açúcar na alimentação.
  A aplicação de Flúor e visitas Periódicas a um Dentista também auxiliam na prevenção da Cárie.
  Além da Cárie, a Hepatite e a Ascaridíase podem atacar o Sistema Digéstorio de uma pessoa.
  A Hepatite é uma inflamação do Fígado, causada principalmente por vírus, mas também pode ser causada por algumas substâncias químicas, como o Álcool e as Drogas.
  A Hepatite pode ser classificada em Hepatite Aguda, quando os sintomas da Doença aperecem rapidamente e são mais fortes e em Hepatite Crônica, quando os sintomas aparecem lentamente e em menor intensidade.
  Na Hepatite Aguda, os sintomas podem variar, mas geralmente são mal-estar, fraqueza, febre, dores, náusea, entre outros. Muitas vezes podem ocorrer o amarelamento da pele e dos olhos.
  Na Hepatite Crônica, as células destruídas do Fígado podem se regenerar ou formar cicatrizes, nesse período não há sintomas.
  A Ascaridíase é uma doença causada por um verme conhecido como Lombriga. Essa doença é muito comum no Brasil. Ela pode ser adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos desse verme. Uma pessoa com Ascaridíase tem náuseas, falta de apetite, vômito, dores no abdôme e outros sintomas.
  Beber água potável e lavar bem os alimentos antes de comê-los são alguns cuidados que devemos ter para evitar essa doença.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biomas mundiais

Biomas são regiões estáveis que possuem fauna, flora e microclima próprios. Os principais biomas mundiais são: --> Tundra --> Taiga --> Floresta temperada --> Floresta tropical --> Deserto --> Savana --> Campos limpos Vamos detalhar cada um deles: Tundra Fica no extremo norte do planeta. Possui clima frio e seca fisiológica (água congelada que as plantas não conseguem absorver). Vegetação: musgos e líquens Tundra Taiga Também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas. Fica um pouco mais ao sul da tundra. Clima frio, mas com mais meses quentes Vegetação acicufoliada (formato de agulha para evitar perda de água e não acumular neve), como as árvores coníferas (gimnospermas). Floresta de coníferas Floresta temperada Possui clima temperado (4 estações bem definidas) Vegetação exuberante, mas caducifoliada (folhas caducas = caem no outono) Fauna diversa Floresta temperada Floresta tropical Clima tropical quent

Sistema Circulatório Sanguíneo

Bom dia, pessoal do Blogger, leiam agora sobre o Sistema Circulatório Sanguíneo                    Sistema Circulatório Sanguíneo    O Sistema Circulatório Sanguíneo é o responsável por bombear e transportar sangue para todas as partes do corpo.    O Sangue leva para as células do corpo o Gás Oxigênio obtido na Respiração e os Nutrientes obtidos com a Digestão.    O Sangue percorre todas as partes do corpo pelos Vasos Sanguíneos. Ele é bombeado pelo Coração.    O Coração e os Vasos Sanguíneos fazem parte do Sistema Circulatório Sanguíneo.                                                          Observe este pequeno esquema, os Fios Vermelhos e Azuis são os Vasos Sanguíneos (Veias, Artérias e Capilares) e o Coração está logo abaixo da cabeça entre os Pulmões.    O Coração é o Órgão que bombeia o Sangue para todas as partes do corpo. Ele localiza-se entre os Pulmões.    Em um ser humano adulto, o Coração bate, em média, 72 vezes por minuto.    Os batimentos cardíacos de um

Grupos sanguíneos do sistema ABO

A herança dos grupos sanguíneos ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, pois existem mais de 2 alelos para uma característica. Tem-se 3 alelos (IA, IB e i) para 4 fenótipos (A, B, AB e O). Vamos detalhar cada um deles: A relação de dominância é: IA = IB > i Os alelos IA e IB são codominantes (ambos se manifestam) e o alelo i é recessivo (manifesta-se apenas em duplas). Para diferenciar os grupos sanguíneos, analisamos 2 proteínas: Aglutininas: funcionam como anticorpos (responsáveis pela defesa do corpo). Protegem contra sangue estranho ou invasor Localiza-se no plasma (parte líquida do sangue). Aglutinogênios: funcionam como antígenos (induzem resposta imunológica do corpo) Causam problemas em transfusões erradas, gerando coágulos. Estão localizados na superfície das hemácias (células vermelhas). Coágulo O sangue AB é o receptor universal, porque não possui aglutininas. Ele possui apenas 1 genótipo (IA IB) e possui os aglutinogênios A e B. O sangue O