Pular para o conteúdo principal

Sistema Respiratório

Olá pessoal do Blogger, vou postar agora sobre o Sistema Respiratório:

                               Sistema Respiratório

  A Respiração é essencial para a vida do ser humano. Por meio dela o organismo obtém a energia de que necessita para realizar as atividades que executa.
  Olhe a seguir este esquema que mostra, de forma simplificada, alguns órgãos que fazem parte do Sistema Respiratório:

                                     
                                 O Caminho do Ar pelo Sistema Respiratório
  Durante a Respiração, o corpo do ser humano troca gases (Gás Oxigênio e Gás Carbônico) com o ambiente.
  Essas trocas gasosas ocorrem em duas etapas: A Inspiração e a Expiração.
  A Inspiração é a entrada de Ar nos Pulmões. A Expiração é a saída de Ar dos Pulmões para o ambiente.
  O Gás Oxigênio retirado do Ar do ambiente entra nos Pulmões durante o processo de Inspiração e é distribuído pelo corpo por meio do Sangue.
  O Sangue traz até os Pulmões o Gás Carbônico produzido pelas células do corpo e é eliminado dos Pulmões pela Expiração.
  Curiosidade: Quando respiramos pelo Nariz, o Ar chega aos Pulmões aquecido, úmido e filtrado.
  Na Cavidade Nasal, há pelos que ajudam a filtrar o Ar, retirando algumas impurezas. Além disso, na Cavidade Nasal há estruturas que aquecem e umidecem o Ar.

                                        Doenças do Sistema Respiratório
 Algumas doenças como a Bronquite, a Asma e a Tuberculose podem atacar o Sistema Respiratório de uma pessoa.
  A Bronquite provocada pelo fumo pode causar sérios danos ao Sistema Respiratório, como o Enfisema Pulmonar.
  Além da Bronquite e do Enfisema Pulmonar, existem outros problemas que afetam o Sistema Respiratório Humano. É o caso da Asma e da Tuberculose.
  A Asma é uma Doença que pode ser causada por respirar ou ingerir alguma substância que a pessoa seja alérgica. Uma pessoa com Asma tem dificuldade para respirar.
  Essa doença não é contagiosa. Uma pessoa que tem Asma deve ter alguns cuidados, como evitar as substâncias que provocam as crises, manter sua casa e local de trabalho limpo, entre outros cuidados.
  A Tuberculose é uma doença contagiosa grave causada por uma Bactéria. Essa doença ataca principalmente os  Pulmões, mas pode afetar também outras partes do corpo.
  Uma pessoa com Tuberculose Pulmonar tem febre, tosse, falta de apetite, pele pálida, voz rouca, entre outros sintomas.
  A Tuberculose tem cura. Geralmente o Tratamento dura cerca de seis meses.
  Evitar o contato com doentes e tomar a Vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) são meios de evitar a Tuberculose.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos sanguíneos do sistema ABO

A herança dos grupos sanguíneos ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, pois existem mais de 2 alelos para uma característica. Tem-se 3 alelos (IA, IB e i) para 4 fenótipos (A, B, AB e O). Vamos detalhar cada um deles: A relação de dominância é: IA = IB > i Os alelos IA e IB são codominantes (ambos se manifestam) e o alelo i é recessivo (manifesta-se apenas em duplas). Para diferenciar os grupos sanguíneos, analisamos 2 proteínas: Aglutininas: funcionam como anticorpos (responsáveis pela defesa do corpo). Protegem contra sangue estranho ou invasor Localiza-se no plasma (parte líquida do sangue). Aglutinogênios: funcionam como antígenos (induzem resposta imunológica do corpo) Causam problemas em transfusões erradas, gerando coágulos. Estão localizados na superfície das hemácias (células vermelhas). Coágulo O sangue AB é o receptor universal, porque não possui aglutininas. Ele possui apenas 1 genótipo (IA IB) e possui os aglutinogênios A e B. O sangue O

Biomas mundiais

Biomas são regiões estáveis que possuem fauna, flora e microclima próprios. Os principais biomas mundiais são: --> Tundra --> Taiga --> Floresta temperada --> Floresta tropical --> Deserto --> Savana --> Campos limpos Vamos detalhar cada um deles: Tundra Fica no extremo norte do planeta. Possui clima frio e seca fisiológica (água congelada que as plantas não conseguem absorver). Vegetação: musgos e líquens Tundra Taiga Também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas. Fica um pouco mais ao sul da tundra. Clima frio, mas com mais meses quentes Vegetação acicufoliada (formato de agulha para evitar perda de água e não acumular neve), como as árvores coníferas (gimnospermas). Floresta de coníferas Floresta temperada Possui clima temperado (4 estações bem definidas) Vegetação exuberante, mas caducifoliada (folhas caducas = caem no outono) Fauna diversa Floresta temperada Floresta tropical Clima tropical quent

Sistema Circulatório Sanguíneo

Bom dia, pessoal do Blogger, leiam agora sobre o Sistema Circulatório Sanguíneo                    Sistema Circulatório Sanguíneo    O Sistema Circulatório Sanguíneo é o responsável por bombear e transportar sangue para todas as partes do corpo.    O Sangue leva para as células do corpo o Gás Oxigênio obtido na Respiração e os Nutrientes obtidos com a Digestão.    O Sangue percorre todas as partes do corpo pelos Vasos Sanguíneos. Ele é bombeado pelo Coração.    O Coração e os Vasos Sanguíneos fazem parte do Sistema Circulatório Sanguíneo.                                                          Observe este pequeno esquema, os Fios Vermelhos e Azuis são os Vasos Sanguíneos (Veias, Artérias e Capilares) e o Coração está logo abaixo da cabeça entre os Pulmões.    O Coração é o Órgão que bombeia o Sangue para todas as partes do corpo. Ele localiza-se entre os Pulmões.    Em um ser humano adulto, o Coração bate, em média, 72 vezes por minuto.    Os batimentos cardíacos de um