Pular para o conteúdo principal

Sistema Digestório

Olá pessoal do Blogger, vou começar primeiro falando dos Sistemas do Corpo Humano.

                                        Sistema Digestório

  Os alimentos são essenciais ao bom funcionamento do organismo e à manutenção da vida.
  Para que as substâncias existentes nos alimentos possam ser aproveitadas pelo organismo, elas passam pelo processo de digestão.
  A digestão é realizada pelo Sistema Digestório

                               
 Olhe o esquema que mostra, de forma simplificada, alguns órgãos e estruturas que fazem parte do Sistema Digestório.

                                        O Caminho dos Alimentos no Sistema Digestório
  Durante a digestão ocorre a transformação dos alimentosem substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e liberam energia para o corpo.
  Na boca inicia-se a digestão. Os dentes trituram o alimento que, misturado à saliva, transforma-se em uma massa mole chamada Bolo Alimentar.
  A língua move esse bolo alimentar dentro da boca e envia-o à faringe. Em seguida, o bolo alimentar vai para o esôfago e chega ao estômago.
  Curiosidade: O estômago produz um líquido chamado suco gástrico. Ele contém substâncias importantes que ajudam no processo da digestão.
  O Bolo Alimentar misturado ao suco gástricono estômago forma uma pasta chamada Quimo.
  Depois do estômago, o Quimo vai para o Intestino Delgado e é misturado a outras Substâncias Digestivas.
  As paredes do Intestino Delgado absorvem as Substâncias Nutritivas que serão levadas pelo sangue às células do corpo.
  Em seguida, o que restou do Alimento vai para o Intestino Grosso, onde ocorre novamente a absorção de substâncias nutritivas. É no Intestino Grosso que se formam as fezes, que serão eliminadas do organismo por meio do Ânus, pessando pelo Reto.
  Curiosidade: No Sistema Digestório há algumas estruturas como a língua, os dentes e as Glândulas Salivares, que ajudam na formação do Bolo Alimentar.
  A língua movimento o alimento para mastigação e para a Deglutição.
  Os dentes rasgam, esmagam e trituram os alimentos.
  As Glândulas Salivares produzem a saliva, que se mistura ao alimento e forma o Bolo Alimentar.

                                         Doenças que atacam o Sistema Digestório
  Existem algumas doenças que atacam o Sistema Digestório. A Cárie é uma delas.
  A Cárie é uma doença que ataca os dentes, destruindo algumas de suas estruturas.
  Algumas bactérias agem sobre os açúcares, produzindo Ácidos que danificam o Esmalte dos Dentes.
  Depois de o Esmalte ser danificado, o dente pode ser "invadido" por outros seres vivos microscópicos que causam inflamação e dor.
  Para evitar a Cárie, devemos ter alguns cuidados com nossos dentes, como escová-los ao acordar, após as refeições e antes de dormir, usar o fio dental e evitar excesso de açúcar na alimentação.
  A aplicação de Flúor e visitas Periódicas a um Dentista também auxiliam na prevenção da Cárie.
  Além da Cárie, a Hepatite e a Ascaridíase podem atacar o Sistema Digéstorio de uma pessoa.
  A Hepatite é uma inflamação do Fígado, causada principalmente por vírus, mas também pode ser causada por algumas substâncias químicas, como o Álcool e as Drogas.
  A Hepatite pode ser classificada em Hepatite Aguda, quando os sintomas da Doença aperecem rapidamente e são mais fortes e em Hepatite Crônica, quando os sintomas aparecem lentamente e em menor intensidade.
  Na Hepatite Aguda, os sintomas podem variar, mas geralmente são mal-estar, fraqueza, febre, dores, náusea, entre outros. Muitas vezes podem ocorrer o amarelamento da pele e dos olhos.
  Na Hepatite Crônica, as células destruídas do Fígado podem se regenerar ou formar cicatrizes, nesse período não há sintomas.
  A Ascaridíase é uma doença causada por um verme conhecido como Lombriga. Essa doença é muito comum no Brasil. Ela pode ser adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos desse verme. Uma pessoa com Ascaridíase tem náuseas, falta de apetite, vômito, dores no abdôme e outros sintomas.
  Beber água potável e lavar bem os alimentos antes de comê-los são alguns cuidados que devemos ter para evitar essa doença.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos sanguíneos do sistema ABO

A herança dos grupos sanguíneos ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, pois existem mais de 2 alelos para uma característica. Tem-se 3 alelos (IA, IB e i) para 4 fenótipos (A, B, AB e O). Vamos detalhar cada um deles: A relação de dominância é: IA = IB > i Os alelos IA e IB são codominantes (ambos se manifestam) e o alelo i é recessivo (manifesta-se apenas em duplas). Para diferenciar os grupos sanguíneos, analisamos 2 proteínas: Aglutininas: funcionam como anticorpos (responsáveis pela defesa do corpo). Protegem contra sangue estranho ou invasor Localiza-se no plasma (parte líquida do sangue). Aglutinogênios: funcionam como antígenos (induzem resposta imunológica do corpo) Causam problemas em transfusões erradas, gerando coágulos. Estão localizados na superfície das hemácias (células vermelhas). Coágulo O sangue AB é o receptor universal, porque não possui aglutininas. Ele possui apenas 1 genótipo (IA IB) e possui os aglutinogênios A e B. O sangue O...

Evidências da evolução

Evolução é a mudança nas características dos seres vivos ao longo do tempo. Quando a evolução traz vantagens para o indivíduo, ela tende a ser passada adiante e transmitida às futuras gerações. Já quando a novidade é prejudicial, o indivíduo tende a ser extinto pela seleção natural. Evolução (adaptação) humana As principais evidências da evolução são: --> Órgãos vestigiais --> Embriologia comparada --> Anatomia comparada --> Bioquímica comparada --> Registro fóssil (principal) Vamos nos aprofundar em cada um deles: Órgãos vestigiais São órgãos que são desenvolvidos em uma espécie e atrofiados ("enfraquecidos") em outras. Eles demonstram parentesco evolutivo, ou seja, as espécies possuem ancestrais comuns. Alguns exemplos são: dente siso e apêndice humanos. Esses dois casos surgiram com mutações que eliminaram o dente ou reduziram o tamanho do apêndice, mas sem causar prejuízos. Logo, a mudança manteve-se. Dente siso Apêndice humano ...

Sistema Urinário

                                 Sist ema Urinário    O Sistema Urinário é responsável pela filtração do Sangue e pela eliminação dos resíduos por meio da Urina .     A Urina é formada por água e substâncias que precisam ser eliminadas do Organismo.    Veja este esquema do Sistema Urinário Masculino e do Sistema Urinário Feminino:                                                  Órgãos do Sistema Urinário: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra    Pergunta: Onde a urina fica armazenada antes de ser eliminada do Organismo. Resposta: Bexiga.                         Como se Forma a Urina    Os Rins são os órgãos do Sistema Urinário responsáveis pela pr...