Pular para o conteúdo principal

Grupos sanguíneos do sistema ABO

A herança dos grupos sanguíneos ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, pois existem mais de 2 alelos para uma característica.
Tem-se 3 alelos (IA, IB e i) para 4 fenótipos (A, B, AB e O).
Vamos detalhar cada um deles:

A relação de dominância é: IA = IB > i
Os alelos IA e IB são codominantes (ambos se manifestam) e o alelo i é recessivo (manifesta-se apenas em duplas).

Para diferenciar os grupos sanguíneos, analisamos 2 proteínas:

Aglutininas: funcionam como anticorpos (responsáveis pela defesa do corpo).
Protegem contra sangue estranho ou invasor
Localiza-se no plasma (parte líquida do sangue).

Aglutinogênios: funcionam como antígenos (induzem resposta imunológica do corpo)
Causam problemas em transfusões erradas, gerando coágulos.
Estão localizados na superfície das hemácias (células vermelhas).

Coágulo
O sangue AB é o receptor universal, porque não possui aglutininas. Ele possui apenas 1 genótipo (IA IB) e possui os aglutinogênios A e B.

O sangue O é o doador universal, porque não possui aglutinogênios. Ele também tem apenas 1 genótipo (i i) e possui as aglutininas Anti-A e Anti-B.

O sangue A possui 2 genótipos (IA IA e IA i), porque o alelo i é recessivo em relação ao IA. Ele possui o aglutinogênio A e a aglutinina Anti-B, ou seja, formará coágulos ao reagir com o sangue B.

O sangue B possui 2 genótipos (IB IB e IB i), porque o alelo i é recessivo em relação ao IB. Ele tem o aglutinogênio B e a aglutinina Anti-A, formando coágulos quando reage com o sangue A.

Tabela de fenótipos e genótipos:
 
Tabela de fenótipos e genótipos do sistema ABO

Problemas nas transfusões
Ocorrem somente quando as aglutininas do receptor atacam os aglutinogênios do doador.
A consequência é a hemólise (formação de coágulos)

Esquema de transfusões (não considerando fator Rh):

Esquema de transfusões sem Rh

Exercícios:

01- Um homem com sangue B, filho de mãe sangue A, casa-se com uma mulher sangue A, filho de pai sangue O. Qual a chance do casal ter uma menina sangue AB?

02- Em um banco de sangue, tem-se o seguinte estoque: 5 litros de sangue A; 7 litros de sangue B; 3 litros de sangue AB e 12 litros de sangue O. Dois pacientes precisam de sangue: João possui dois tipos de aglutinogênios e Pedro tem somente a aglutinina Anti-A. Quantos litros de sangue estão disponíveis para cada paciente utilizar?

Resolução 01: o homem possui genótipo IB i, herdando o alelo IB do pai e o i da mãe, já que sua mãe sangue A precisa ter genótipo IA i para ter um filho sangue B. A mulher tem genótipo IA i, herdando o alelo IA da mãe e o i do pai, pois o pai possui o genótipo i i. Cruzando o genótipo IB i do homem com o IA i da mulher, tem-se quatro opções: IB i; IA i; IA IB; ii, cada uma delas tendo 1/4 de chance.
A chance de ter uma menina é 1/2. Logo, a chance do casal ter uma menina com sangue AB é 1/4 x 1/2 = 1/8 ou 12,5%

Resolução 02: João possui sangue AB e Pedro possui sangue B. Como o sangue AB é receptor universal, João pode receber todo o estoque (27 litros) e Pedro pode receber sangue B e sangue O, totalizando 19 litros para ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evidências da evolução

Evolução é a mudança nas características dos seres vivos ao longo do tempo. Quando a evolução traz vantagens para o indivíduo, ela tende a ser passada adiante e transmitida às futuras gerações. Já quando a novidade é prejudicial, o indivíduo tende a ser extinto pela seleção natural. Evolução (adaptação) humana As principais evidências da evolução são: --> Órgãos vestigiais --> Embriologia comparada --> Anatomia comparada --> Bioquímica comparada --> Registro fóssil (principal) Vamos nos aprofundar em cada um deles: Órgãos vestigiais São órgãos que são desenvolvidos em uma espécie e atrofiados ("enfraquecidos") em outras. Eles demonstram parentesco evolutivo, ou seja, as espécies possuem ancestrais comuns. Alguns exemplos são: dente siso e apêndice humanos. Esses dois casos surgiram com mutações que eliminaram o dente ou reduziram o tamanho do apêndice, mas sem causar prejuízos. Logo, a mudança manteve-se. Dente siso Apêndice humano ...

Sistema Urinário

                                 Sist ema Urinário    O Sistema Urinário é responsável pela filtração do Sangue e pela eliminação dos resíduos por meio da Urina .     A Urina é formada por água e substâncias que precisam ser eliminadas do Organismo.    Veja este esquema do Sistema Urinário Masculino e do Sistema Urinário Feminino:                                                  Órgãos do Sistema Urinário: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra    Pergunta: Onde a urina fica armazenada antes de ser eliminada do Organismo. Resposta: Bexiga.                         Como se Forma a Urina    Os Rins são os órgãos do Sistema Urinário responsáveis pela pr...