Pular para o conteúdo principal

Problemas ambientais

Os principais problemas ambientais são:
--> Efeito estufa intensificado / aquecimento global
--> Buraco na camada de ozônio
--> Inversão térmica
--> Eutrofização
--> Chuva ácida
--> Magnificação trófica / bioacumulação
--> Introdução de espécies exóticas
Vamos detalhar cada um deles:

Efeito estufa intensificado / aquecimento global

O efeito estufa é um processo natural ocorrido no planeta, o qual alguns raios solares ficam retidos em uma camada de gás carbônico (CO2) e gás metano (CH4), o que resulta no aquecimento da Terra.

O efeito estufa intensificado ocorre quando uma camada mais espessa de CO2 e CH4 retém mais raios solares, o que aumenta ainda mais a temperatura do planeta, gerando o fenômeno conhecido como aquecimento global.
Esse aumento está relacionado com ações humanas na Terra, como desmatamento e queima de combustíveis fósseis.
Esquema do efeito estufa
Buraco na camada de ozônio

A camada de ozônio (O3) serve como um filtro para a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol.
Quando a camada fica mais delgada (fina), dizemos que ocorre um buraco. Esse aumento na radiação UV leva a maiores riscos de câncer de pele, cegueira e queimaduras em geral.

A redução da camada de O3 está relacionada com a emissão de gases CFCs (cloroflúorcarbonetos) pelos eletrodomésticos de refrigeração (geladeiras) e desodorantes aerossóis.

Esquema do buraco na camada de ozônio
Inversão térmica

É um processo natural que ocorre especialmente durante o inverno.
Normalmente, o ar frio (mais denso) desce, enquanto o ar quente e a poluição (menos densos) sobem.

Na inversão térmica, o ar quente fica preso entre duas camadas de ar frio e o ar frio com poluição permanece no solo, o que causa problemas respiratórios.

Esquema da inversão térmica
Eutrofização

É o processo de acúmulo de matéria orgânica na água, como esgotos e substâncias biodegradáveis.
Isso gera um aumento exagerado da proliferação de microorganismos aquáticos,o que pode resultar em dois desfechos:
1 = consumo excessivo de O2 dissolvido na água e morte das espécies aquáticas por asfixia
2 = produção de substâncias tóxicas, resultando em maré vermelha e morte por intoxicação

Maré vermelha resultado da eutrofização
 Chuva ácida

É resultado de uma reação da água presente na atmosfera com substâncias derivadas da poluição industrial, como dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2).

Essa reação gera ácido nítrico (HNO3) ou ácido sulfúrico (H2SO4), que causam destruição de patrimônios, problemas agrícolas e acidificação de mananciais.

Danos causados pela chuva ácida
Magnificação trófica / bioacumulação

É um acúmulo de substâncias não biodegradáveis, como agrotóxicos e metais pesados, ao longo da cadeia alimentar.

Quanto maior o nível trófico, maior o acúmulo dessas substâncias.
Possui um fluxo contrário ao da energia na cadeia alimentar.

Esquema da bioacumulação
Introdução de espécies exóticas

Espécies exóticas são espécies não nativas, ou seja, não naturais de um determinado ecossistema, e que normalmente não possuem competidores ou predadores naturais.

Isso pode gerar perdas na biodiversidade local e problemas agrícolas.
Alguns exemplos são: mexilhões-dourados, coelhos na Austrália e javalis no Rio Grande do Sul.

Javalis invadindo propriedade no RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos sanguíneos do sistema ABO

A herança dos grupos sanguíneos ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, pois existem mais de 2 alelos para uma característica. Tem-se 3 alelos (IA, IB e i) para 4 fenótipos (A, B, AB e O). Vamos detalhar cada um deles: A relação de dominância é: IA = IB > i Os alelos IA e IB são codominantes (ambos se manifestam) e o alelo i é recessivo (manifesta-se apenas em duplas). Para diferenciar os grupos sanguíneos, analisamos 2 proteínas: Aglutininas: funcionam como anticorpos (responsáveis pela defesa do corpo). Protegem contra sangue estranho ou invasor Localiza-se no plasma (parte líquida do sangue). Aglutinogênios: funcionam como antígenos (induzem resposta imunológica do corpo) Causam problemas em transfusões erradas, gerando coágulos. Estão localizados na superfície das hemácias (células vermelhas). Coágulo O sangue AB é o receptor universal, porque não possui aglutininas. Ele possui apenas 1 genótipo (IA IB) e possui os aglutinogênios A e B. O sangue O...

Evidências da evolução

Evolução é a mudança nas características dos seres vivos ao longo do tempo. Quando a evolução traz vantagens para o indivíduo, ela tende a ser passada adiante e transmitida às futuras gerações. Já quando a novidade é prejudicial, o indivíduo tende a ser extinto pela seleção natural. Evolução (adaptação) humana As principais evidências da evolução são: --> Órgãos vestigiais --> Embriologia comparada --> Anatomia comparada --> Bioquímica comparada --> Registro fóssil (principal) Vamos nos aprofundar em cada um deles: Órgãos vestigiais São órgãos que são desenvolvidos em uma espécie e atrofiados ("enfraquecidos") em outras. Eles demonstram parentesco evolutivo, ou seja, as espécies possuem ancestrais comuns. Alguns exemplos são: dente siso e apêndice humanos. Esses dois casos surgiram com mutações que eliminaram o dente ou reduziram o tamanho do apêndice, mas sem causar prejuízos. Logo, a mudança manteve-se. Dente siso Apêndice humano ...

Sistema Urinário

                                 Sist ema Urinário    O Sistema Urinário é responsável pela filtração do Sangue e pela eliminação dos resíduos por meio da Urina .     A Urina é formada por água e substâncias que precisam ser eliminadas do Organismo.    Veja este esquema do Sistema Urinário Masculino e do Sistema Urinário Feminino:                                                  Órgãos do Sistema Urinário: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra    Pergunta: Onde a urina fica armazenada antes de ser eliminada do Organismo. Resposta: Bexiga.                         Como se Forma a Urina    Os Rins são os órgãos do Sistema Urinário responsáveis pela pr...